
A Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa, está confirmada na 19ª Primavera dos Museus, evento nacional organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com o tema “Museus e Mudanças Climáticas”, o evento acontecerá no período de 22 a 28 de setembro, com uma programação especial na sede da Fundação e em sua unidade no bairro de Tambaú.
Programação sobre Mudanças Climáticas na FCJA
A programação focada no tema principal do evento acontecerá na sede da FCJA, localizada na Av. Cabo Branco, 3336. As atividades previstas para o dia 25 de setembro são:
- 9h: Palestra ‘Mudanças Climáticas: os desafios de um mundo em ebulição’ com a geógrafa Tatiana Bustorff Lameirão, que abordará os principais desafios ambientais do nosso tempo.
- 11h: Momento ‘Vivências de um museu frente aos comprometimentos climáticos’ com o artista plástico e restaurador da FCJA, Álvaro Neves Freire, que irá compartilhar a experiência de preservação de um acervo cultural diante das alterações do clima.
Exposição Especial de Jackson do Pandeiro
Além das atividades ligadas ao tema, a FCJA também celebrará a cultura paraibana com uma atração especial:
- No dia 26, às 10h, será aberta a exposição ‘Jackson do Pandeiro: É ritmo. É raiz. É Paraíba’.
- A exposição acontece na Unidade Tambaú da FCJA, na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 122.
- A curadoria, composta por uma equipe de especialistas, tem o objetivo de exaltar a vida e a obra do grande nome da música paraibana.
Com uma programação diversificada, a Primavera dos Museus na FCJA reforça o papel dos museus como espaços de preservação do passado e de diálogo sobre os desafios do presente, unindo a riqueza cultural do estado com temas de relevância global.