
A Paraíba celebra um marco histórico para a aviação e o turismo regional. O vice-governador Lucas Ribeiro participou, nesta terça-feira (18), da assinatura do Termo de Confirmação que estabelece a Nova Base da Latam em Campina Grande e a implantação do novo voo direto Campina Grande–Brasília. A nova rota começará a operar em maio de 2026.
A solenidade, realizada no Aeroporto de Campina Grande (administrado pela Aena), consolida a cidade como um novo ponto estratégico na malha aérea nacional e reforça a estratégia de interiorização do desenvolvimento do estado.
Incentivos Fiscais e Impacto Econômico
Lucas Ribeiro destacou que a abertura da nova base e do voo inédito foi viabilizada pela política de incentivos fiscais adotada pelo Governo da Paraíba:
- ICMS Reduzido: O Governo reduziu a alíquota do querosene de aviação para 6% como forma de viabilizar a operação. O secretário executivo da Receita, Bruno Frade, classificou a medida como um “benefício agressivo, pensado para expandir rotas”.
“É a primeira vez que a Latam chega ao nosso aeroporto com base própria, com voo partindo e chegando de Campina Grande. Isso fomenta a economia, atrai turistas e movimenta toda a região. A Latam chega representando quase metade dos assentos ofertados no aeroporto, iniciando suas operações já próximo ao período do Maior São João do Mundo”, afirmou o vice-governador Lucas Ribeiro.

Fortalecimento do Turismo e da Região
O consultor da Latam, Antônio Karp, confirmou o potencial da Paraíba, destacando que Campina Grande entra na fase de maior expansão de bases da história da Latam. A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, classificou o momento como histórico:
“Estamos recebendo a maior companhia aérea da América Latina com base própria em Campina Grande. Isso impulsiona o Maior São João do Mundo, fortalece nossa economia e abre novas possibilidades para o turismo e para o setor produtivo. É um marco para a Paraíba”, ressaltou Rosália Lucas.
O novo voo terá frequência de sete voos por semana (um diário), operado em aeronaves com capacidade para até 174 passageiros. Com a novidade, as três principais companhias aéreas do Brasil (Azul, GOL e Latam) terão operações no Aeroporto de Campina Grande a partir de 2026.
