Lisboa

Paraíba terá sede permanente em Hub Digital de Portugal para impulsionar a transformação digital

O Governo da Paraíba firmou parceria com o MUDA e terá um espaço permanente no Espaço Amoreiras, em Lisboa. O acordo visa o desenvolvimento digital, capacitação e a conexão de startups à Europa.

Paraíba terá sede permanente em Hub Digital de Portugal para impulsionar a transformação digital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), firmou um importante Protocolo de Cooperação com o MUDA (Movimento pela Utilização Digital Ativa), sediado em Lisboa.

O acordo, assinado na capital portuguesa, marca a criação do MUDA Paraíba/Brasil e estabelece que o Estado da Paraíba terá uma sede permanente no Hub Digital de Portugal, no Espaço Amoreiras, em Lisboa. O local, considerado epicentro europeu de inovação, servirá como ponto de articulação internacional para projetos, formações e parcerias entre o Brasil e a Europa.

Objetivos e Inauguração Oficial

Com duração inicial de três anos, a cooperação visa fortalecer a transformação digital, a inclusão tecnológica e a inovação sustentável na Paraíba, conectando o estado à rede global de líderes digitais.

“Esse é um momento de fechar parcerias estratégicas e abrir novas portas para a Paraíba no cenário global da inovação”, destacou o secretário Claudio Furtado (Secties).

A inauguração oficial do espaço de trabalho, que será compartilhado por startups, pesquisadores e empreendedores paraibanos com atuação internacional, está prevista para fevereiro de 2026. O governador João Azevêdo deverá assinar e entregar o espaço durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a maior feira de turismo de Portugal.

1 /5

Programas e Benefícios para a Paraíba

O presidente do Muda Portugal, Alexandre Nilo Fonseca, destacou que o objetivo é aproximar os ecossistemas de inovação. O Governo da Paraíba, por sua vez, será responsável pelo fomento, oferecendo bolsas de estudo e apoio a projetos.

Entre as ações previstas no protocolo, destacam-se:

  • Programas de formação e capacitação digital para gestores, servidores públicos e cidadãos.
  • Criação de redes e parcerias entre governo, universidades e empresas.
  • Projetos de inovação tecnológica e laboratórios de empreendedorismo digital.
  • Elaboração do Plano de Ação Conjunto 2025/2026 e a realização de uma Conferência Internacional de Transformação Digital na Paraíba em 2026.

Paraíba em Destaque no Web Summit e Conferências

A parceria também já rendeu frutos importantes para a Paraíba no cenário de tecnologia. Este ano, a cooperação garantiu a participação de 23 startups paraibanas no Web Summit Lisboa 2025, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo.

Nesta sexta-feira (14), o secretário Claudio Furtado participará, ainda em Lisboa, como painelista na 2ª Conferência Internacional Nações Inteligentes, promovida pelo Muda Portugal, debatendo o tema “Inteligência Artificial com Propósito”.

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Cultura e Tradição: Juarez Távora Abre Rota Cultural Raízes do Brejo com labirinto, cavalgada e shows

2

Economia

Campina Grande anuncia abertura do ‘Natal Iluminado’ para 5 de dezembro com novo polo no Evaldo Cruz

3

Economia

Latam chega com base própria a Campina Grande e lança voo direto para Brasília em 2026

4

Economia

João Pessoa aparece entre os 15 destinos mais procurados para férias de Verão

5

Economia

Aeroporto de João Pessoa ganha sala multissensorial para passageiros neurodivergentes