
Após mais de 15 anos de inatividade, o antigo Hotel Bruxaxá, no município de Areia, na região do Brejo paraibano, será reaberto na próxima segunda-feira (6) pelo Governo da Paraíba. O complexo foi totalmente reformado e ampliado para funcionar como uma escola referência de hotelaria e turismo.
A nova unidade será a Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Monsenhor Ruy Barreira Vieira – Hotel Escola Bruxaxá. Em uma parceria de comodato, a instituição será administrada pelo Sesc e Senac Paraíba, com foco em formar jovens e adultos aptos a atuar em qualquer hotel do país.
Hotel Escola Bruxaxá Recebe Investimento de R$ 13,1 Milhões
A obra de reforma e ampliação do antigo Hotel Bruxaxá recebeu um investimento de R$ 13,1 milhões. A nova estrutura abrange uma área de 5,5 mil m², sendo 3,85 mil m² de reforma e 1,65 mil m² de ampliação, contemplando subsolo, térreo e pavimento superior.
O conceito de Hotel Escola permite que os estudantes vivenciem na prática as rotinas do setor. A infraestrutura completa de apoio inclui:
- Recepção, auditório e áreas administrativas;
- Restaurante com capacidade para 90 pessoas e cozinha industrial;
- Piscina aquecida, deck de madeira, áreas de convivência e suítes com varandas;
- Ampla lavanderia e áreas de higienização e conferência de alimentos.
Estrutura da ECIT: Formação Técnica em Turismo e Hospitalidade
O complexo também abriga a nova estrutura da Escola Estadual Monsenhor Ruy Barreira Vieira. Por meio de um acordo com a Secretaria de Educação, o Senac disponibilizará o Ensino Técnico e Profissional, aliado ao Ensino Médio. A iniciativa representa um avanço na formação de jovens em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Turismo, Hospitalidade e Serviços na região.
Para garantir a formação de excelência, a ECIT conta com:
- Salas de aula climatizadas e sala de convivência;
- Laboratórios modernos de gastronomia, informática e camareira;
- Laboratório de criação (maker) e biblioteca;
- Espaços planejados para total acessibilidade e conforto.
A unidade funcionará como uma Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT), garantindo que os alunos recebam o Ensino Médio de forma integral e saiam com formação profissionalizante de alto nível para ingressar no mercado de trabalho.