Mudanças

Viagens Paraíba: Hospedagem em casa de amigo ou parente diminui

A PNAD Contínua 2024 revela mudanças na hospedagem de viajantes paraibanos. Saiba por que a opção 'Casa de amigo ou parente' perdeu espaço para a categoria 'Outro'.

Viagens Paraíba: Hospedagem em casa de amigo ou parente diminui

A geometria perfeita da enseada da Praia do Amor, um convite irresistível ao mergulho. (Foto: Marco Pimentel)

As viagens de residentes na Paraíba mostram uma mudança significativa no comportamento de hospedagem. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2024, a opção de se hospedar na Casa de amigo ou parente perdeu a hegemonia entre os paraibanos, embora continue sendo a mais procurada nas médias nacional e nordestina.

Do total de 279 mil viagens realizadas por residentes no estado em 2024, a categoria de hospedagem classificada como “Outro” se tornou a majoritária, abocanhando 42,2% (117 mil viagens). Esta categoria abrange albergues, hostels, camping e situações em que não houve pernoite (viagens de um dia).

“Outro” se Torna a Hospedagem Majoritária entre Viajantes da Paraíba

Em 2024, a Paraíba registrou um aumento na proporção de viajantes que optaram pela categoria “Outro”, que saltou de 40,6% em 2023 para 42,2% em 2024. Este indicador estadual é notavelmente superior à média nacional (26,2%) e à regional do Nordeste (36,7%), sinalizando uma particularidade no comportamento de viagem dos paraibanos, que cada vez mais utilizam opções alternativas ou fazem viagens curtas.

Em contrapartida, a hospedagem em casa de amigo ou parente foi a segunda mais frequente, com 34,2% (95 mil viagens). Apesar de ser a líder no Brasil (40,7%) e no Nordeste (40,6%), na Paraíba essa opção se encontra em segundo lugar, indicando uma redução na dependência ou preferência por essa modalidade.

Hotéis e Pousadas: Tendências de Mercado na Paraíba

Os hotéis, resorts ou flats ficaram em terceiro lugar entre os locais mais procurados para hospedagem, representando 11,4% (32 mil viagens) na Paraíba. Este percentual se iguala à média regional do Nordeste (11,4%), mas fica abaixo da média nacional (18,8%).

A pesquisa ainda detalha a procura por outras opções de mercado:

  • A hospedagem em Imóvel por temporada ou AirBnb manteve-se estável entre 2020 e 2024, oscilando em torno de 3%, mostrando uma consolidação lenta no estado.
  • A procura por pousadas apresentou um crescimento notável, subindo de 4,8% em 2020 para 6,6% em 2024 (aumento de 1,8 ponto percentual).
  • A hospedagem em imóvel próprio se manteve como a opção menos frequente, oscilando em torno de 2% no período.

Em suma, a PNAD Contínua de 2024 indica que o viajante paraibano está diversificando suas escolhas de pernoite, com as opções alternativas da categoria “Outro” superando o tradicional costume de se hospedar na casa de amigos e parentes.

COMPARTILHE

Bombando em Destinos

1

Destinos

Hotel Bruxaxá reabre em Areia como escola técnica de hotelaria e turismo

2

Destinos

Saúde e consultas médicas superam lazer como principal motivo para viagens de paraibanos

3

Destinos

Carro particular lidera transporte em viagens na Paraíba, mas uso cai 14,7%

4

Destinos

Viagens para Paraíba crescem 7,3% e gastos com turismo superam média nacional

5

Destinos

Museu do Algodão: Campina Grande celebra 118 anos de chegada do trem e projeta VLT