Experiências

Viagem com crianças 2025: famílias buscam atividades e acomodações caseiras

Pesquisa da Booking.com revela que famílias brasileiras em 2025 priorizam viagens com atividades e acomodações "com clima de casa". Entenda as tendências por geração.

Família com crianças viajando. Imagem criada com IA

Família com crianças viajando. Imagem criada com IA

As viagens em família continuam em alta no Brasil em 2025, refletindo a crescente valorização de experiências compartilhadas e conexões entre diferentes gerações. Um novo levantamento da Booking.com – gigante em reservas de viagens – com mais de 32 mil entrevistados globalmente, incluindo o Brasil, revela tendências e preferências que moldam o comportamento dos viajantes.

Famílias Brasileiras: Quem Viaja e Como

A pesquisa mostra que mais da metade (55%) dos brasileiros entrevistados viajaram com familiares próximos (cônjuge e filhos) no ano passado, e esse mesmo percentual planeja repetir a dose em 2025. A Geração X (45 a 60 anos) lidera o planejamento dessas viagens (61%), seguida de perto pelos Millennials (29 a 44 anos), com 59%.

Quando o assunto é a família extensa – tios, primos, avós –, a tendência é de crescimento notável: quase um terço (30%) dos brasileiros planeja viajar com esses parentes em 2025, um aumento significativo em relação aos 23% que o fizeram em 2024. A Geração Z (18 a 28 anos) se destaca nessa preferência para este ano (38%), e as mulheres também demonstram maior adesão (32%).

Prioridades nas Férias com Crianças e Família

O estudo aponta que o desejo de estar junto é a grande motivação: 72% dos turistas brasileiros viajam principalmente para passar tempo de qualidade com a família. Essa motivação é ainda mais forte entre Geração X e Millennials (ambos com 74%). Além disso, sete em cada dez (71%) priorizam destinos e acomodações “family-friendly”, especialmente Geração X (74%) e mulheres (73%).

Com crianças na bagagem, as prioridades se ampliam:

  • 94% buscam acomodações que ofereçam estrutura e conforto que remetam ao “clima de casa”.
  • 92% consideram essencial expor os pequenos a outras culturas.
  • 84% tendem a priorizar roteiros focados em atividades (como parques temáticos e esportes), uma preferência forte entre Millennials (88%) e mulheres (86%).

A distância do destino é um fator importante para 76% dos brasileiros. Curiosamente, apenas 28% consideram o planejamento de viagens em família estressante, embora esse número suba para 40% entre viajantes da Geração Z. Por fim, 77% das famílias buscam destinos que agradem tanto a adultos quanto a crianças, com destaque para Millennials (82%) e homens (79%).

“Viajar em família, hoje, envolve encontrar equilíbrio entre lazer e conforto. Muitos brasileiros buscam roteiros com atividades dinâmicas para todas as idades — como parques, passeios e experiências culturais —, mas também valorizam acomodações com clima de casa, que tragam praticidade e acolhimento”, comenta Nelson Benavides, Gerente Regional da Booking.com no Brasil. Ele ressalta que a plataforma oferece uma gama completa de hospedagens e atrações para facilitar o planejamento.

COMPARTILHE

Bombando em Destinos

1

Destinos

Brasil é o segundo país com maior crescimento de entrada de estrangeiros no mundo, aponta ONU

2

Destinos

Turistas Europeus no Brasil 2025: países que impulsionam o crescimento e impacto

3

Destinos

Turismo Internacional no Brasil em 2025: crescimento histórico e impacto econômico

4

Destinos

Paraíba 2025: destino de beleza natural, tranquilidade e lazer para suas férias

5

Destinos

Ecoturismo e Turismo Sustentável no Brasil: crescimento promissor e destaque mundial