Estratégia

Câmara de João Pessoa propõe contratação de influenciadores digitais para promover turismo

A iniciativa reconhece a necessidade de o setor público se adaptar às tendências atuais de comunicação e marketing, onde o conteúdo digital é um canal altamente eficaz para atrair um público diversificado.

Câmara de João Pessoa propõe contratação de influenciadores digitais para promover turismo

A beleza panorâmica da Praia do Bessa: quilômetros de areia dourada banhados por um mar convidativo em João Pessoa. (Foto: Marco Pimentel)

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) está avaliando uma proposta que visa modernizar as estratégias de divulgação turística da capital paraibana. O Projeto de Lei Ordinária (PLO Nº 595/2025), de autoria do Vereador Guguinha Moov Jampa, busca utilizar o alto alcance das mídias sociais e de profissionais de influência digital para potencializar o turismo local.

A iniciativa reconhece a necessidade de o setor público se adaptar às tendências atuais de comunicação e marketing, onde o conteúdo digital é um canal altamente eficaz para atrair um público diversificado.

Como Funcionará a Contratação de Influenciadores?

O projeto estabelece que o Poder Executivo poderá utilizar as mídias sociais para divulgação e terá a prerrogativa de contratar ou selecionar, por meio de editais, “Digitais Influencers” para criar e divulgar conteúdos de destaque sobre os atrativos turísticos de João Pessoa.

Para garantir a qualidade e a relevância do trabalho, o PLO estabelece critérios mínimos obrigatórios para a seleção dos profissionais:

  • Criação de Conteúdo Próprio: Capacidade de elaborar temas e linhas editoriais claras e atrativas sobre o Município de João Pessoa.
  • Inovação: Habilidade de gerar conteúdos inovadores e criativos sobre a cidade.
  • Interatividade e Engajamento: Capacidade de interagir com o público, propondo diálogos sobre o Município.

Ética e Credibilidade Digital em Foco

O projeto coloca um ponto crucial sobre ética e responsabilidade no ambiente digital. O PLO proíbe a contratação de Digital Influencers que possuam condenação final por crimes cibernéticos e/ou contra a honra, decorrente da propagação de matérias comprovadamente falsas.

Além disso, durante a vigência do contrato, é vedado ao profissional praticar qualquer tipo de publicidade em suas redes sociais com conteúdo sabidamente falso ou que viole preceito legal, sob pena de cancelamento do contrato.

Os influenciadores que atuarem nos termos da lei poderão utilizar o selo “Oficial João Pessoa Digital Influencer” como reconhecimento oficial da Prefeitura pelo trabalho em favor do turismo.

COMPARTILHE

Bombando em Destinos

1

Destinos

Aprovado na ALPB: Paraíba terá ‘passaporte’ para impulsionar turismo e cultura

2

Destinos

Rota da Cachaça na Paraíba: guia completo para visitar os engenhos no Brejo

3

Destinos

Projeto de Lei quer instituir Rota Turística do Centro Histórico em João Pessoa

4

Destinos

Paraíba com crianças: melhores destinos para férias em família

5

Destinos

Aniversário de Campina Grande: conheça os atrativos da Rainha da Borborema