João Pessoa

Revitalização do Centro Histórico: Pavilhão do Chá ganhará restaurante e café

Prefeito Cícero Lucena assina cessão do Pavilhão do Chá ao Sesc/Senac. O espaço no Centro Histórico de JP será revitalizado e ganhará restaurante e cafeteria.

Revitalização do Centro Histórico: Pavilhão do Chá ganhará restaurante e café

O Centro Histórico de João Pessoa ganhará um novo impulso com a revitalização do Pavilhão do Chá e da Praça Venâncio Neiva. O prefeito Cícero Lucena assinou nesta quinta-feira (25) um protocolo de intenções que cede a área ao Sesc/Senac, que será responsável por promover a restauração completa do equipamento. A iniciativa faz parte do programa ‘Viva o Centro’, focado em gerar emprego, renda e impulsionar atividades culturais.

A restauração do Pavilhão do Chá vai unir a preservação do patrimônio com o uso contemporâneo, seguindo as normas do Iphaep. Foto: Secom-JP
A restauração do Pavilhão do Chá vai unir a preservação do patrimônio com o uso contemporâneo, seguindo as normas do Iphaep. Foto: Secom-JP

Restaurante e Café no Coreto Histórico

O foco da revitalização é dar uma nova função ao espaço. A diretora regional do Sesc, Juliana Fernandes, detalhou que o Senac atuará na área de gastronomia, implantando um restaurante e um café no Pavilhão do Chá. Já a Praça Venâncio Neiva será utilizada pelo Sesc para atividades culturais, de saúde e de educação, beneficiando tanto os trabalhadores do comércio quanto a sociedade em geral.

O projeto marca o início de um modelo de parceria público-privada que busca otimizar recursos públicos. Segundo Thiago Lucena, secretário do Inovacentro, a Prefeitura de João Pessoa terá apoio institucional (como iluminação e segurança), mas o investimento direto na restauração será do Sesc/Senac.

Apreciação Urgente na Câmara Municipal

O protocolo, enviado à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) como Projeto de Lei, será apreciado em caráter de urgência. O presidente da CMJP, Dinho Dowsley, garantiu que a expectativa é de que a aprovação ocorra já na próxima semana, assegurando agilidade na implantação do projeto que beneficiará o Centro da cidade e a Praça dos Três Poderes.

Compromisso com o Patrimônio Histórico

A iniciativa recebeu total apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep). A conselheira Afra Soares reforçou que o projeto concilia a necessidade de revitalização do Centro com o respeito à legislação vigente. O objetivo é integrar conceitos contemporâneos ao patrimônio, garantindo que o Pavilhão do Chá seja devolvido à sociedade, adaptado às demandas atuais, mas com sua história preservada.

COMPARTILHE

Bombando em HISTÓRIA

1

HISTÓRIA

Ingá, Paraíba: saiba tudo sobre o turismo arqueológico e os roteiros históricos

2

HISTÓRIA

Primavera dos Museus 2025 em Campina Grande tem programação com visitas, feira e música ao vivo

3

HISTÓRIA

Fundação Casa de José Américo participa da 19ª Primavera dos Museus

4

HISTÓRIA

Governo da Paraíba autoriza R$ 7,4 milhões para Memorial e Museu no Centro Histórico

5

HISTÓRIA

Museu da Diáspora Negra em João Pessoa: reparação histórica no Centro