
A curva da Praia de Tambaú se estende diante da paisagem urbana de João Pessoa, combinando beleza natural e conveniência. (Foto: Marco Pimentel)
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou em sessão nesta terça-feira (21) o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 311/2025, de autoria da vereadora Eliza Virgínia (PP), que institui a linha de turismo ‘Jampa Tour’. O projeto tem como objetivo oferecer um serviço de transporte turístico panorâmico que interligue os principais atrativos culturais e de lazer da cidade.
A iniciativa visa modernizar a experiência do visitante na capital paraibana, oferecendo uma opção de mobilidade prática e focada no turismo, além de valorizar o patrimônio histórico e as praias urbanas.
Como Funciona o Jampa Tour (Hop-On/Hop-Off)
A principal característica do ‘Jampa Tour’ é o seu funcionamento no sistema “hop-on/hop-off”. Este modelo permite que os passageiros embarquem e desembarquem livremente nas paradas preestabelecidas ao longo da rota, durante todo o período de validade do bilhete. Isso oferece flexibilidade ao turista, que pode passar o tempo que desejar em cada atração.
O serviço terá frequência de, no máximo, 30 minutos entre cada parada e funcionará preferencialmente entre 8h30 e 17h30, diariamente.
Itinerário Abrangente
O itinerário da linha de turismo incluirá, prioritariamente, pontos estratégicos que cobrem desde o patrimônio histórico até as áreas de maior fluxo turístico na orla:
- Centro Histórico: Praça Antenor Navarro, Igreja de São Francisco, Hotel Globo e Praça Rio Branco.
 - Marco Político-Cultural: Ponto de Cem Réis e Praça dos Três Poderes.
 - Orla e Artesanato: Praia de Tambaú, Mercado de Artesanato Paraibano e Feirinha de Tambaú.
 - Pontos Icônicos: Farol do Cabo Branco e Estação Cabo Branco.
 - Áreas de Lazer: Parque Solon de Lucena (Lagoa).
 
Outros pontos poderão ser definidos posteriormente pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), visando otimizar a experiência e incluir novos atrativos.
