Cidade histórica

João Pessoa 440 anos: 5 dicas de pontos turísticos para conhecer a cidade

João Pessoa é uma cidade de contrastes, onde o moderno se encontra com o histórico, e o natural se mistura com a cultura. Ao longo dos seus 440 anos, a capital paraibana soube preservar suas tradições enquanto se adapta ao mundo contemporâneo.

praia, joão pessoa

Praia de Tambaú, em João Pessoa - Foto: Walla Santos/ClickPB

Neste ano, João Pessoa comemora 440 anos de história, cultura e belezas naturais. A capital da Paraíba, que mistura o charme de suas praias paradisíacas com um rico patrimônio histórico, é um destino ideal para quem busca descanso, cultura e gastronomia. Para celebrar esse marco, o ClickTur preparou um guia com os principais lugares turísticos que você não pode deixar de conhecer em João Pessoa.

João Pessoa é uma cidade de contrastes, onde o moderno se encontra com o histórico, e o natural se mistura com a cultura. Ao longo dos seus 440 anos, a capital paraibana soube preservar suas tradições enquanto se adapta ao mundo contemporâneo. Não importa se você está em busca de descanso nas suas belas praias, de uma imersão na história ou de uma deliciosa refeição à beira-mar — João Pessoa tem algo para todos os gostos.

Confira alguns locais para visitar:

1. Praia de Tambaú

A Praia de Tambaú é um dos cartões-postais mais conhecidos de João Pessoa. Com sua orla movimentada, restaurantes, bares e a famosa Feirinha de Tambaú, com tapiocas e outras comidas deliciosas, o local oferece uma excelente infraestrutura para os turistas. Os turistas também podem tirar fotos no famoso letreiro no Busto de Tamandaré.

2. Centro Histórico

No coração de João Pessoa, o Centro Histórico revela a história colonial da cidade com construções imponentes e igrejas centenárias. Um dos pontos altos é o Mosteiro de São Bento, que data do século XVI. Não deixe de visitar também o Centro Cultural São Francisco, um dos maiores exemplares do Barroco no Brasil.

3. Parque Solon de Lucena (Parque da Lagoa)

Para quem gosta de atividades ao ar livre e natureza, o Parque Solon de Lucena, também conhecido como Parque da Lagoa, é perfeito. Com suas alamedas arborizadas, o parque é ideal para um passeio tranquilo, um piquenique, e a vista para a Lagoa traz uma sensação de paz e frescor.

4. Mercado de Artesanato Paraibano

Quem deseja levar um ‘pedacinho’ da cidade para casa, deve conhecer o Mercado de Artesanato, localizado no bairro de Tambaú. O local reúne o melhor da produção artesanal local, com roupas, acessórios, redes e lembranças que representam a cultura e o jeito paraibano de ser.

5. Farol do Cabo Branco

O Farol do Cabo Branco é uma das principais atrações turísticas da cidade. Situado juntinho do ponto mais oriental das Américas (Praia da Ponta do Seixas), o farol oferece uma vista panorâmica deslumbrante do oceano Atlântico e das praias ao redor. A paisagem, que mistura natureza exuberante com a história do local, atrai turistas que buscam não apenas um passeio tranquilo, mas também uma oportunidade para apreciar o pôr do sol, um dos mais bonitos da região.

 

 

COMPARTILHE

Bombando em COMPRAS E ARTESANATOS

1

COMPRAS E ARTESANATOS

Vila do Artesão Campina Grande 2025: coração da cultura e artesanato nordestino

2

COMPRAS E ARTESANATOS

40º Salão do Artesanato em Campina Grande supera vendas de 2024 e gera R$ 2,7 milhões

3

COMPRAS E ARTESANATOS

Paraíba conquista ouro e bronze na ExpoQueijo Brasil 2025

4

COMPRAS E ARTESANATOS

Campina Feita à Mão: desfile exalta artesanato e inclusão no São João

5

COMPRAS E ARTESANATOS

João Azevêdo abre 40° Salão do Artesanato Paraibano e autoriza criação do Centro de Referência do Macramê