
Foto: Freepik
Cerca de 455 mil veículos foram alugados para fins turísticos no Brasil no primeiro semestre de 2025. O crescimento do turismo no país impulsionou um crescimento de 6% no setor em relação ao mesmo período de 2024 (430 mil automóveis alugados), segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA).
Ainda de acordo com a ABLA, o setor faturou R$ 52,9 bilhões em 2024 e movimentou 79,7 milhões de usuários e gerou mais de 105 mil empregos diretos. Ao todo, existem 31.487 locadoras de automóveis no Brasil.
O presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré, explica que, ao alugar um veículo, o turista pode ter mais autonomia para ampliar o roteiro da viagem.
“O tamanho da frota das locadoras para atender o turismo interno mostra, inclusive, que mais brasileiros estão viajando dentro do nosso próprio país, provando vantagens de locar automóveis. Seja em férias ou a trabalho, com um carro alugado fica bem mais fácil otimizar o tempo no destino em si, mas também fica mais fácil para expandir a viagem e conhecer destinos turísticos próximos”, diz.
Setor Áereo
O Ministério do Turismo destacou que é um bom momento também para o transporte aéreo brasileiro durante o primeiro semestre de 2025. No total, o segmento alcançou 48 milhões de passageiros em voos domésticos, um crescimento de 8,3% em relação ao mesmo período de 2024, superando os 44,3 milhões registrados no período.
Em relação ao mês de junho, o Brasil registrou 8,2 milhões de passageiros em voos domésticos, um crescimento de 10,8% em relação ao mesmo período de 2024. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, o sexto mês do ano foi o segundo melhor desempenho de 2025 em volume de passageiros, empatado com o mês de maio e atrás apenas de janeiro, que somou 8,6 milhões de embarques e desembarques em voos domésticos.